quinta-feira, 14 de março de 2013

Filme da Semana

Os Residentes, de Tiago Mata Machado

Fez um bem danado rever Os Residentes em casa, sozinho, sem aquele clima de festival -- que é ótimo por possibilitar acesso a filmes, mas que demanda respostas rápidas para filmes que pedem uma relação gradual, sem afobação.

Os Residentes ganhou a Mostra de Tiradentes em 2011, após ser ignorado no Festival de Brasília no ano anterior. Falou-se muito da coletiva de imprensa, das respostas dúbias de seu diretor -- Tiago Mata Machado --, mas pouco do filme em si.

A Lume lançará o longa em DVD no próximo mês. Ótima oportunidade para revisão. Escreverei sobre o filme para a seção Home da Revista Preview, que tem aberto um espaço nobre, na área de resenhas, a filmes "fora do centro" -- vale a leitura mensal da revista.

Indico vivamente a leitura do texto Das Ruínas: livre reflexão a partir de duas exceções, escrito por Francis Vogner dos Reis para a Revista Cinética, traçando diálogos entre Os Residentes e Santos-Dumont - Pré-Cineasta?, de Carlos Adriano, filme que gosto mais até do que o de Mata Machado [clique aqui e leia].

Nenhum comentário: